ShareShareShareShareShare

Trabalho / design editorial / Sítios, S.A. / Agenda da Boa Vida 2009

A Agenda da Boa vida foi concebida como uma agenda diferente: em vez de ser apenas um instrumento numérico, esta agenda sugere formas de usar o tempo de forma criativa e compensadora.
O "Lifecooler" - o maior portal de internet com informação sobre Portugal – quis criar uma ferramenta de aproximação aos seus visitantes, fora do computador.
Dado que é fora do ciclo do trabalho que encontramos o tempo livre para poder aproveitar o melhor da vida, definiu-se que uma agenda poderia ser uma maneira interessante para cumprir as necessidades da “Lifecooler”.

Inicialmente repensámos o funcionamento das agendas: as agendas são ferramentas numéricas: auxiliam a nossa memória sobre compromissos e eventos, no dia x, do mês y, às z horas; x, y e z são números.
A agenda do Lifecooler funciona de forma diferente, porque pretende sugerir pretextos para usufruir de Portugal. Em vez de apenas números, a ideia ilimitada planeou um calendário de pretextos: razões para usar criativamente tempo livre.

Aproveitando os acontecimentos do calendário — efemérides, celebrações, festas, etc — construímos histórias para cada semana e a partir delas, sugestões: para ficar em casa, para trocar livros, para rever os amigos, para comer comida de forno, para namorar, para andar de bicicleta, para visitar um parque natural. Estas, por sua vez, remetem para páginas de internet onde se pode obter toda a informação sobre o sugerido.

A capa da agenda resume os cinquenta e dois ícones que foram criados, uma para cada semana. Estes elementos que pontuam o interior, resumem visualmente cada proposta. Todas juntas na capa, sintetizam o ano e sugerem uma ideia de “second life”: a do prazer.

Todo o trabalho editorial, temas, textos, imagens é da ideia ilimitada. Foram convidados dez ilustradores para contribuírem em dez temas.
 
[<][manual][>]
Maybe one day i'll learn Portuguese, until then, switch me to English.