ShareShareShareShareShare

Trabalho / promoção do património / IMC: Lojas de Museus / Linha geral

Foi criada uma linha de produtos global, que se enquadra em qualquer um dos 29 museus do instituto. Esta linha não é apenas o reflexo de um museu, mas de todos, ao inspirar-se no seu variado e vasto património.
O Instituto dos Museus e da Conservação (IMC) tem vindo a trabalhar de forma continuada com a ideia,designers na criação de produtos que consigam oferecer uma imagem que o designe e lhe dê uma marca própria. O objectivo é fazer uma linha geral de produtos, que possa vender-se em qualquer dos 29 museus que o instituto tutela e não seja somente o reflexo de um só deles.

Questionarmo-nos sobre o tipo de objectos a conceber não fará muito sentido se pensarmos que é já comum encontrar-se jogos, objectos de papelaria e de uso pessoal em lojas de museus com imagens repetidas de conhecidas obras de arte. O que é, aqui, inovador é a política de exploração do IMC por comparação a outros grandes museus europeus: as linhas de objectos internacionais, inspiradas em imagens e obras sobejamente conhecidas, não entram nas lojas dos museus nacionais; em vez disso, o que vemos à venda nas lojas dos museus tutelados pelo IMC são objectos inspirados no seu próprio património, e que não se encontram à venda em nenhum outro lado. A inovação está ainda na possibilidade de construir a identidade visual destes objectos a partir de um conjunto vastíssimo de imagens de diferentes acervos muselógicos.

O modo como se aplica este património visual torna ainda mais únicos os objectos: fazem-se conjugar fragmentos de diferentes origens, manipulando-se certas gravuras para se dar forma a outros contornos visuais, aplicando-se os mesmos motivos em objectos diferentes, a ponto de estes ganharem outras dimensões. É seguindo este processo que foram feitos objectos como o guarda-chuva, o álbum de fotografias, o livro de receitas, blocos, canetas, borrachas e outros objectos de papelaria variada.

Com este conjunto de produtos poder-se-á fazer face a um mercado de consumo mais exigente e alargado, que compita em qualidade, preço e originalidade com a venda massificada de objectos de utilidade semelhante em outros museus e estabelecimentos comerciais. Prolonga-se a visita aos museus do IMC a partir de uma relação diferente, de uso pessoal, com as colecções dos vários museus.
 
[<][manual][>]
Maybe one day i'll learn Portuguese, until then, switch me to English.