ShareShareShareShareShare

Trabalho / museografia / Museu Municipal de Coruche / Escola Museu Salgueiro Maia

Menção Honrosa "MELHOR TRABALHO DE MUSEOGRAFIA", prémios APOM 2010.
A Escola-Museu Salgueiro Maia, em São Torcato, é um núcleo museológico que nasce da recolha de documentação e espólio das escolas primárias desactivadas do concelho de Coruche e faz homenagem à figura incontornável da Revolução de Abril, que viveu alguns anos da sua infância nesta localidade.
O projecto que apresentamos na Escola-Museu Salgueiro Maia contextualiza o Estado Novo de uma forma em que emergem as suas diferenças reais relativamente à I República e à democracia actual. Se a atmosfera geral remete para esse período, o enquadramento que fazemos permitirá ir mais longe na compreensão dos temas e problemas e sair de uma lógica denunciadora.

Qualquer criança perceberá que cresce num mundo hoje liberto da retórica de um Estado autoritário dominado por uma máquina de inculcação ideológica que utilizou o ensino para universalizar a sua trilogia Deus-Pátria-Família – e perceberá isso não porque a ideologia do Estado morreu, mas porque justamente o objectivo hoje é promover uma aquisição diferenciada da cultura e que é a essa diversidade crítica que hoje chamamos civismo.

A exposição, que ganha forma na antiga escola primária da localidade de S. Torcato, divide-se em cinco momentos específicos:
- A história da educação em Portugal (em cronologia contextualizada com referências de outras áreas em Portugal e no mundo);
- Biografia de Fernando Salgueiro Maia, aluno de S. Torcato e Capitão de Abril;
- A escola de S. Torcato;
- Vídeos sobre as temáticas do museu;
- Reconstituição de uma sala de aula do Estado Novo.

 
[<][manual][>]
Maybe one day i'll learn Portuguese, until then, switch me to English.