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Trabalho / publicidade / Octapharma / Campanha Certificação Qualidade

O trabalho produzido para a Octapharma, uma empresa transnacional que comercializa derivados do plasma, dividiu-se em duas etapas: a criação de uma imagem para a campanha e a criação dos meios da campanha.
A Octapharma, uma empresa transnacional que comercializa derivados do plasma, contactou a ideia,designers com o objectivo de realizar uma campanha para promover a sua recém adquirida certificação da qualidade. A Octapharma obteve a certificação da qualidade do seu sistema de distribuição, através das normas 9001 e 9002. Foi a primeira empresa desta área, sediada em Portugal, a obter esta certificação. A Octapharma pretende através da publicitação desta conquista dar mais um passo junto dos seus parceiros no fortalecimento das relações de confiança no seu produto e serviço.

O trabalho dividiu-se um duas etapas: a criação de uma imagem para a campanha e a criação dos meios da campanha. Abordaremos a primeira etapa e um objecto da segunda etapa: uma publicação que acompanha a apresentação do sistema da qualidade aos clientes da Octapharma e que é deixada como continuadora da visita.

A Octapharma tinha uma imagem sobre a campanha. Não se tratava de uma imagem para a campanha mas de uma impressão visual para nos ajudar na nossa procura; e de facto ajudou. A imagem que nos foi transmitida foi a de uma carrinha da Octapharma numa estrada, num plano muito geral. As carrinhas de transporte da Octapharma têm no seu interior um dispositivo tecnológico que assegura a monitorização do transporte dos produtos da companhia, em perfeitas condições. Esta imagem foi extremamente útil no processo criativo, por muitos dos elementos que forneceu: a natureza, distribuição, a circulação como processo vital, a visão macro (e a micro).

Começámos por recusar esta imagem porque: as estradas são em Portugal um local de sinistralidade e morte, as carrinhas da Octapharma, apesar de tecnologicamente muito desenvolvidas no interior são perfeitamente vulgares no exterior e porque em Portugal raramente temos uma visão paisagística das estradas.

Pensámos que uma imagem macro de uma folha poderia ser a imagem que procurávamos porque: é uma imagem de distribuição - perfeita - de líquido vital, é uma imagem de natureza, de um processo perfeito, tem um poder comunicacional sintético e uma expressão formal empática e estabelece vários paralelismos positivos com os produtos da Octapharma.

Na imagem final da campanha esta fotografia macro de uma folha, salientando todos os canais de distribuição da seiva ocupa 3/4 da imagem, sendo o quarto restante preênchido com a imagem da companhia, o azul Octapharma, e a marca. O elemento de maior reconhecimento por parte dos clientes da companhia É o azul Octapharma e depois o logotipo. Dado que o elemento fotográfico tem uma leitura impressiva, e tem uma expressão irregular, quisémos garantir esse reconhecimento através de uma mancha plana de azul Octapharma.

Paralelamente à campanha de imprensa foi desenvolvido uma publicação que pretende incorporar a atitude e compromisso da Octapharma, para uma apresentação da campanha personalizada e mais completa.
 
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Maybe one day i'll learn Portuguese, until then, switch me to English.