ShareShareShareShareShare

Trabalho / promoção do património / Rota do Românico do Vale do Sousa / Promoção Cultural

O Românico no Vale do Sousa tem características que o tornam único e agrega uma série de monumentos do período da fundação de Portugal. É uma ideia da Valsousa para valorizar a região, reforçar a identidade e promover novos paradigmas de desenvolvimento.

Depois do restauro e valorização de um vasto conjunto de edificações – igrejas, pontes, torres, monumentos funerários - importava dar a conhecer e fidelizar os visitantes a esta Rota.

A ideia,designers propôs-se desenhar um conjunto de objectos originais que evidenciassem o espírito e valores da região, relembrando atitudes essenciais: pensar, construir, plantar, registar.

Desde a primeira visita à região ficámos absorvidos pela beleza pura dos monumentos, uma espécie de alicerces do espírito, que nos lembravam estruturas, modos de fazer, visões do universo basilares.

O kit para plantar memórias – uma embalagem contendo um vaso em porcelana, um saco com terra, instruções de cultivo e sementes de linho da região – é um exemplo expressivo da nossa abordagem: não nos limitamos a evocar, antes construimos e mantemos uma memória.
A mera recordação passa a lembrança viva.

Os "Sousos", outro elemento promocional, são pequenos bonecos de madeira montáveis, com peças que podem ser trocadas, feitas a partir de elementos escultóricos recolhidos nas igrejas que integram a Rota do Românico do Vale do Sousa. Formam uma verdadeira gramática visual.
Com este projecto propusemos substituir a atitude normalmente passiva de "souvenir" por uma postura activa e criativa.

 
[<][manual][>]
Maybe one day i'll learn Portuguese, until then, switch me to English.