ShareShareShareShareShare

Trabalho / promoção do património / AICEP / Caderno "Pense Português"

O projecto Pense Português é pelas suas características um projecto diferente do habitual. Um bloco de notas que representa uma diferente percepção de Portugal e que corporiza uma atitude de reflexão e inovação.
Para as reuniões de chefes de estado que marcaram o fim da presidência Portuguesa da Comunidade Europeia, o AICEP quis oferecer aos representantes dos diferentes países, um objecto que falasse do Portugal actual.

O pedido, feito em aberto, levou-nos a propor um bloco de notas: um elemento que poderia ser útil no contexto da missão que os reunia em Lisboa.

Nas 140 páginas deste livro de capa dura com fitinhas de marcação ostentando as cores nacionais, desfilam os ícones e valores nacionais (a filigrana, Amália, Fernando Pessoa) entrelaçados com várias ideias que nos diferenciam, e que querem contribuir para uma percepção diferente sobre o nosso país.

Catorze temas correspondem a outras tantas ideias que nos distinguem. A cada um destes temas fizemos corresponder duas ideias, uma do passado e outra do presente, que os ilustram.

Porque a missão deste bloco de notas era contribuir para mudar alguns preconceitos sobre aquilo que somos e o valor que temos, usámos uma linguagem visual pura e sintética, procurando valorizar ideias e significados.

Estas imagens servem de mote às páginas vazias para o utilizador preencher.
Quem sabe, com outras tantas ideias novas!
 
[<][manual][>]
Maybe one day i'll learn Portuguese, until then, switch me to English.