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Trabalho / publicidade / Octapharma / Campanha Verão

Utilizando como símbolo a água e enviando para casa de clientes seleccionados garrafas de água mineral de várias partes do mundo, pretendeu-se representar a história da companhia, a segurança dos seus produtos e a integridade na condução do negócio.
A Octapharma é uma multinacional especializada na comercialização de derivados do sangue e tem feito um esforço por elevar sistematicamente os padrões de qualidade do mercado dos hemoderivados. Necessitava de um plano de comunicação que ajudasse a transmitir aos clientes, e através dos seus comerciais, essa dinâmica.

Posteriormente, e fruto do bom desempenho, competência e especialização a Octapharma conquistou uma posição dominante no mercado português. Esta vantagem fez instalar nalguns sectores do mercado argumentos negativos sobre a liderança da empresa. Assim, surgiu a necessidade de desenvolver uma campanha que servisse para clarificar o talento da companhia e para retirar algumas ideias negativas que se tinham instalado.

A ideia,designers tem vindo a produzir para a empresa diversas campanhas e acções demonstrativas, a partir de um conhecimento apurado do negócio da empresa. Logo na primeira campanha, a imagem de uma folha foi a metáfora visual escolhida para evidenciar um sistema de partilha perfeito e em pleno funcionamento: disponibilidade, conservação e distribuição, os factores-chave na comercialização de plasma humano.

No decorrer dessa campanha vários objectos originais ajudaram a empresa e os seus comerciais a passar as mensagens centrais. Entre eles, um CD-ROM servia como guião para a apresentação da informação sobre o processo de trabalho da empresa. Por ser feito de animações, e através do poder de memorização que as imagens em movimento exercem, constituiu uma excelente plataforma de comunicação, particularmente numa profissão (medicina) dominada pela escrita e pela leitura e onde os profissionais desenvolvem uma acuidade visual ao detalhe e pormenor. As animações eram activas e permitiam ao apresentador saltar processos ou explicá-los em detalhe, dependendo do interlocutor e da sua especialidade.

Para complementar a apresentação foi desenhada uma revista que fala sobre a intenção da qualidade: porque é que se procura sempre fazer melhor, porque é que a confiança, a qualidade e a segurança são valores tão importantes.

Dado que a Octapharma se dedica ao comércio de derivados do plasma, a segunda campanha usou como símbolo a água, que é outro líquido vital, estabelecendo assim uma metáfora simples. Transparente e percepcionada como um elemento de baixo custo, a companhia enviou para casa de um número de clientes seleccionados, diariamente, uma garrafa de água mineral de várias partes do mundo.

Vindas de Itália, da Noruega, da Irlanda, da Holanda ou de Portugal, cada garrafa é um símbolo: da história da companhia, da segurança dos seus produtos, do compromisso no serviço e apuramento técnico, de integridade na condução do negócio e da confiança que conseguiu criar com os operadores do mercado.

Oferecidas de forma selectiva, uma por dia ao longo de uma semana, cada garrafa era acompanhada por um pequeno folheto que clarificava a mensagem.
No final da campanha, o comercial da Octapharma visitava os destinatários e sumarizava as ideias chave da campanha, resumindo com a necessidade de reconhecer o valor da empresa.
 
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Maybe one day i'll learn Portuguese, until then, switch me to English.